Biomassa

image

Hoje vou passar a receita da nossa querida biomassa ♡♡♡.
Depois que descobri a biomassa (faz 1 ano e meio mais ou menos), nunca mais comprei creme de leite e nem leite condensado!
E quer saber? Não sinto a MENOR falta!
A biomassa é utilizada na culinária funcional como espessante natural.

Ela é rica probioticos e em amido resistente, que não é absorvido pelo organismo (oq faz com que um molho branco de biomassa seja de baixissima caloria), indo diretamente para o intestino delgado, garantindo o bom funcionamento do intestino e prevenindo diversas doenças.

A biomassa nada mais é, do que a polpa da banana verde cozida, ela pode ser feita com qualquer banana verde (tem q ser bem verde), dê preferência a bananas orgânicas.

Bom, vamos para a preparação:  em uma panela de pressão, (se for na panela normal, o processo é o mesmo, mas deixe cozinhar por 25 minutos) ferva um pouco de água sem tampa (a quantidade de agua vai depender da quantidade de banana, o suficiente para cobri-las).

Enquanto a água ferve, destaque as bananas com o cabinho no final:

image

Lave as bananas com sabão e uma escovinha. Enxague bem!
Quando a água ferver (é importante colocar a banana na água fervendo, faz parte do processo), coloque as bananas e tampe.

image

Quando a panela começar a chiar, conte 8 minutos e desligue. Deixe a pressão sair naturalmente. Quando você abrir a panela, ela vai estar assim:

image

É normal que algumas cascas estejam abertas, e existe variação na cor da polpa.
Agora é só abrir as cascas

image

E ir colocando a polpa no liquidificador com um pouco de água mineral (pode ser em temperatura ambiente),  essa água também vai depender da quantidade de bananas..para 9 bananas usei meio copo de água,  talvez um pouquinho mais

image

Ela tem que ficar bem homogênea, assim:

image

Eu uso a metade da receita durante a semana e a outra metade,  congelo em forminhas de gelo, que cada quadradinho, equivale a mais ou menos 1 colher de sopa de biomassa.

image

Na geladeira, tem validade de 4-5 dias, e no congelador validade de 6 meses.

Uso a biomassa em tudo!
Feijão,  arroz, pão,  bolo, uso para fazer molho branco, brigadeiro fit, no suco verde…enfim..tudo..rs
No instagram já postei muitas receitas com biomassa, e vou sempre postando opções para vocês!

Agora, nada de comprar creme de leite e leite condensado hein? Vamos trocar por biomassa e termos uma alimentação muito mais saudável?

Bjs

35 respostas em “Biomassa

  1. Olá Mônica, amei suas receitas e gostei da ideia dessa biomassa…mas ela tem gosto do que mais ou menos? Porque não gosto de nada doce com salgado, então não sei se eu vou gostar. Agora se for um adocicado BEM suave que dá para deixar salgado nas comidas salgadas aí até encaro rs….Beijos

    Curtir

  2. Desculpe a ignorância !rsrsrssrrs mas essa banana verde é a que não amadureceu ? Ou é a banana da casca verde que é um tipo específico de banana ! Parabéns pelas explicações !!

    Curtir

  3. Oi Mônica, tudo bem?! Adoro suas receitas!!!
    Bom, eu fiz a biomassa de banana mas minha panela de pressão ficou com um resíduo colante nas laterais e eu não estou conseguindo limpar com água e sabão. Por acaso já aconteceu com você e se sim, como que produto conseguiu limpar?
    Bjs 😀

    Curtido por 1 pessoa

  4. Desculpa Mônica a insistência, mas não achei aqui no post da biomassa a receita do molho branco, será que é pegar a biomassa e acrescentar o que eu quiser para fazer o molho branco?
    Estou sem jeito de esta sendo chata, mas é que já fui em todas as receitas e não achei a de molho branco, tem como me dizer o nome dela para eu localizar aqui na pesquisa?
    Obrigada! Estou começando agora essas receitas e encontrei o seu insta tem uns 3 dias.

    Curtir

  5. Olá Mônica! Estou doida pra fazer a biomassa e começar a usar logo nas minhas receitinhas. Mas primeiro gostaria de saber quantas calorias em média tem uma colher de sopa da biomassa, pra poder controlar melhor a alimentação. Obrigada. Bjs

    Curtir

  6. Comecei hj a te acompanhar e estou encantada.. Faco Dukan
    Mais ultimamente quero uma R.A
    Onde possa comer de td um pouco
    Bjus e vou fazer altas receitinhas sua.
    No momento estou no Rio de Janeiro .. Mais quando voltar pra casa farei a coxinha e outras .bjus

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oi Monica, em relação a quantidade, como vc faz??
    por exemplo quero fazer 500gr de feijão, qual a quantidade de biomassa??
    Para dissolver uma forminha de biomassa, qto vc usa de leite??
    obrigada desde já..
    Patricia

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário