Pão integral sem glúten

Não poderia falar sobre o glúten e não passar nenhuma receitinha pra vcs né? Rs

image

Pão integral sem gluten ♡

Misture em um recipiente:
1/2 xic de farinha de grão de bico;
1/2 xic de polvilho doce;
1 xic de fécula de batata;
1/2 xic de farinha de arroz integral;
1/2 xic de amaranto em flocos
1 cs de linhaça
3 cs de semente de girassol
2 cs de fermento químico
1 cs de goma xantana
Cs=colher de sopa
Misture bem estes ingredientes e reserve.

Na batedeira ou liquidificador:
3 ovos;
4cs de azeite;
1 cs de vinagre;
2cs de açúcar mascavo;
1 pacote de fermento biológico
1 xic de leite morno (usei de aveia sem glúten, mas pode ser qq outro leite vegetal ou animal)

Depois de bater os ingredientes na batedeira ou liquidificador,  acrescente aos poucos a mistura de ingredientes secos.

Coloque na forma e deixe crescer por uns 40 min, ou até dobrar de tamanho.
Assar 25 +- em 190°.

Delicioso e saudável!

Beijos

32 respostas em “Pão integral sem glúten

  1. Ola Monica ! o vinagre que usou foi estes de maça comum de supermercado mesmo , a farinha integral de arroz pode ser a mae terra ? ja usou ? a massa fica liquida ?

    Curtir

  2. Olá Monica, já tentei várias receitas de pão sem glúten, mas a textura deles nunca da certo, vou tentar usar essa goma xantana que usou na receita, e ver se ele fica mais macio. Abraços.

    Curtir

  3. Boa tarde! Fiz a receita mas fiz algumas substituições e ele não cresceu. Substituí a farinha de grão de bico pela de trigo integral, leite usei de vaca desnatado e a goma xantana por farinha de linhaça. Tbm tive dúvidas na hr de fazer. A massa fica mole mesmo como de bolo? Vc coloca ele no sol pra crescer? Eu acabei colocando… ah e tbm untei a forma antes! aguardo contato! Um beijo

    Curtir

    • Oi Livia, não sei te dizer pq o seu pão não cresceu…talvez a temperatura. .. a goma xantana só use em receitas sem glúten, se usar farinha se trigo integral, não precisa. Para fazer o pão crescer, ligue o forno bem baixo por usn minutinhos e desligue. Coloque o pão lá dentro e deixe dobrar de tamanho. Bj

      Curtir

  4. Bom dia Monica, estou apaixonada pelo seu blog, foi uma luz no fim do túnel pra mim parabéns. Então, eu já fiz outras duas receitas de pão sem glúten e segui a rica e infelizmente não deu certo, eles ficaram meio crus por dentro e grudentos parecendo pão de queijo. Adorei a sua porque seu diferencial foi a goma xantana que nas outras receitas não tinha, vou seguir a risca também pra ver se vou conseguir rsrs tomaraaaa que consiga, estou desesperada pra conseguir fazer meu pãozinho sem glúten. Bom, minha DÚVIDA é qual o tamanho/medida da forma que você usa? Pra mim ter noção e não desandar a receita na hora do forno. Aguardo… Obrigada ;*

    Curtir

    • Oi Mayra! Realmente, a goma xantana faz toda diferença em receitas sem glúten! Eu uso uma forma de 25cm mas pode fazer em um pouco maior…pouco menor.. preencha a forma até um pouco mais da metade. Se sobrar massa, use em formas menores e recheie com frango, carne. ..fica ótimo! Bjs

      Curtir

  5. Boa tarde, Mônica! Existe alguma forma de substituir o açúcar mascavo? Pq meu pai é diabético, eu já faço esse pão pra mim, mas queria fazer pra ele também! Obrigada!!

    Curtir

  6. Boa tarde, Mônica! Existe alguma forma de substituir o açúcar mascavo? Pq meu pai é diabético, eu já faço esse pão pra mim, mas queria fazer pra ele também! Obrigada!

    Curtir

  7. “Depois de bater os ingredientes na batedeira ou liquidificador, acrescente aos poucos a mistura de ingredientes secos”
    é para acrescentar os ingredientes secos à mistura do liquidificador e ir batendo aos poucos? ou o inverso? fiquei na dúvida.

    Curtir

Deixe um comentário

