Glúten

Só se fala em glúten! 

Eu estou reduzindo o consumo na nossa casa, pão,  só comemos o que eu faço,  sem glúten. 

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Hoje, minha nutri Natália Colombo vai explicar para a gente um pouco mais sobre esse vilão!

Glúten: o que é?

 O glúten é a proteína encontrada no trigo, na cevada, no centeio e no malte. Ele é uma proteína composta pela mistura das cadeias protéicas longas de 2 substâncias chamadas gliadina e glutenina. Ela é responsavel por dar a liga aos alimentos, deixando eles mais fofos.

 Quando você mistura a farinha de trigo e coloca um pouco de agua, vira uma espécie de “cola”….o que dá essa “liga” é o glúten.

 Essa “massinha” grudenta que forma quando misturamos a água e a farinha é similar ao que acontece no nosso intestino e que pode dificultar a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas.

 O maior problema do glúten é que ele esta presente em muitos alimentos que são consumidos pelas pessoas com uma frequência muito grande.

 É fato que a partir do momento que você diminui a ingestão de alimentos como pães, massas e biscoitos, que tem um alto índice glicêmico e em geral são bastante calóricos, a pessoa tende a emagrecer.

 No entanto, o glúten é uma proteína de difícil digestão, e vira uma “cola” no intestino, o que pode dificultar a absorção de nutrientes, eliminação de toxinas e interferir no funcionamento intestinal adequado. Além disso, aumenta a inflamação do organismo, então a pessoa tende a ficar mais “inchada” e reter mais líquido. Outro aspecto importante é que ele interfere na termogênese, ou seja, o seu consumo torna o metabolismo mais lento.

 O real problema do glúten é o consumo crônico e excessivo que vemos nos dias de hoje. Por ser um insumo barato, está presente na maior parte dos alimentos e além disso o consumo diário de alimentos que contém glúten é muito alto….esse consumo, durante muito tempo, acaba saturando o organismo e principalmente o sistema imunológico.

 A dieta sem glúten pode ser seguida por todos mas não é indicada para todos – pra uma pessoa que tenha uma sensibilidade aumentada ou intolerância, essa dieta vai fazer muito bem – já pra quem não apresenta nada disso, a dieta pode não refletir em tantas mudanças.

 O ideal é sempre procurar seu nutricionista antes de restringir algum alimento.

Sigam a Natália no insta @nataliacolombo111.

Beijos

2 respostas em “Glúten

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